O BLOG DA OPINIÃO BEM TEMPERADA

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cidadania Nessa Terra


Cidadania não é somente um título, mas sim uma missão, uma necessidade básica intrínseca na razão de ser social. Fazer esse papel é também lutar pela sincronicidade entre razão e necessidade, até porque vezes nós agimos certo e outras errado, porém pra nós a intenção sempre é positiva, mas esse "positivo" nem sempre o é para o meio social.

Na neurolinguistica se diz que "Todo comportamento humano possui intenção positiva, para quem o reproduz", de certo essa afirmativa considera o fato que o egoísmo humano, em sua gana de agir em prol apenas de si, e, indubitávelmente, age e interfere na vida de outros positiva ou negativamente.

Todavia, se a atitude positiva da intenção do indivíduo for dotada de CONSCIÊNCIA, essa questão do egoísmo, da interferência negativa na vida alheia é pormenorizada, pois se age de forma inteligente, sagaz, claramente auspiciosa e benéfica à vida de todos.

Consciência é o primeiro passo para ser cidadão, o outro é a AÇÃO.

Agindo com o intento de colocar em prática, de forma empírica, a consciência adquirida e intencionada de forma positiva (mediante comportamento relativo), o propósito tem muitas chances de lograr êxito. Todavia, a ação deve ser coordenada e mantida com seriedade perseverante e firme, assim como o ímpeto inicial quando da sua propositura, aquela gana de dar certo.

Agir com consciência é o segundo passo para ser cidadão, além desse, tem o da DISCIPLINA.

Ser disciplinado é justamente pôr em prática a perserverança e vontade de conseguir o sucesso na atitude cidadã, é por termo e efeito constante e duradouro neste empreendimento. É ensinar pelo exemplo e dessa forma agregar seguidores fiéis e que compartilhem do mesmo objetivo em comum.

Empatia também é fundamental, assim podemos conviver harmonicamente, mesmo com nossas diferenças e semelhanças, necessidades básicas ou supérfluas, defeitos e qualidades, habilidades e perícias, talentos e deficiências, cultura ou falta dela.

Tolerância também é fundamental. pois o erro é uma constante na fundamentação e constituição da evolutiva social, é a vanguarda do tempo, o motor da experiência, a aceitação do novato, o seguro casco protetor que se consegue agregando valores positivos, decentes, humildes, fortes, sobretudo firmes, durante a caminhada.

Humilde pra aprender, humilde pra ensinar.

Humilde pra ter, humilde pra dar.

Ser cidadão é trabalhar, por si e por todos, mesmo pouquinho, mesmo quando não estão vendo, mesmo que não tenha preço, lucro ou valor aparente, mesmo porque somos todos filhos da natureza, nossa mãe, terra!

"Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão!"
O SAL DA TERRA

Por: Leo Cardi

Um comentário:

  1. O que é Cidadania?

    Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam.

    A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.



    Ótimo texto, nota 10!

    ResponderExcluir