O BLOG DA OPINIÃO BEM TEMPERADA

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Horrores do 3º Reich

Quão recente são os acontecimentos que nos levam a indagar de onde surgiu tal poder e soberania a Hitler. Historia hoje contada por meios de livros e documentários que surpreendem até mesmo o mais incrédulo dos leitores.

Ditador influente com um poder de persuasão fora do comum, Hitler era tido como uma referência pelos seus discursos apaixonados. Ele acreditava no que fazia e tinha certeza do que era melhor para o seu povo (que na verdade não era seu povo, pois Hitler era Austríaco). Os motivos pelo qual ele procurava eliminar todo e qualquer vestígio de judeus e homossexuais movem discussões até hoje, apesar de muito inteligente e forte em suas decisões, Hitler não podia ser considerado uma pessoa normal, tinha problemas mentais, era obcecado, sua vida consistia num só objetivo.

Existem diversas hipóteses que explicariam seus distúrbios, entre elas a de que ele teria sangue judeu, que seria homossexual, até a hipótese de que sua mãe teria sofrido de câncer por longos anos até chegar à morte precoce, sendo o médico que tratou dela, judeu, de que ele era um artista fracassado. Mas o que poucos falam é das pessoas que estavam por trás de Hitler, a sua volta tinha um quadro de colaboradores altamente capacitados que faziam com que pudesse ter sucesso absoluto sobre suas ações, como por exemplo: Paul Joseph Goebbel, Ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler, esse homem era o responsável pelos discursos, paradas, marchas e todos os grandiosos eventos que Hitler realizava e suas caravanas, Goebbel mentalizava e orquestrava tudo de maneira impecável a ponto de ipnotiazar as pessoas a ponto de deixa-las em estado de êxtase, ele mexia com a mente das pessoas fazendo com que elas atráves destes eventos acreditassem nos ideais do nazismo, se Hitler realizou todas as façanhas que sabemos se é que podemos chama-las de façanhas muito se deve a este homem.
Os fatos são repugnantes e impressionam. Holocausto, campos de concentração, câmara de gás, o suicídio, é história, e faz parte do nosso tempo.
Pra quem quer saber mais, segue algumas dicas de livros e filmes que prendem as nossas atenções pelas atrocidades e veracidade dos fatos.

Livros:

- Diário de Anne Frank - Retrata a vida de uma jovem judia confinada.
- Hitler, Um Perfil Do Poder - Ian Kershaw, Jorge Zahar, 1993
- Para Entender Hitler - Ron Rosenbaum – Record, 2003
- O Segredo de Hitler - Lothar Machtan – Objetiva, 2001

Documentários:

Arquitetura da Destruição
“É considerado um dos melhores estudos sobre o Nazismo. Lembra que chamar Hitler de artista medíocre não elimina os estragos causados por sua estratégia de conquista universal. O arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. O nazismo tinha como princípio fundamental embelezar o mundo, nem que para isso tivesse que destruí-lo.”





Fonte: http://www.adorocinema.com

Sonata para Hitler
“Provocativo desde o título, este filme foi realizado em 1979, mas permaneceu banido por dez anos. Sonata para Hitler é baseada em uma montagem lírica com imagens de arquivo sobre o fim da guerra entre Alemanha e Rússia: generais nazistas e suas vítimas, paisagens devastadas, cenários de horror generalizado, a vitória soviética conquistada a um preço altíssimo. Na tela, surgem datas de falecimento de Hitler e Stalin, forjando analogias entre os ditadores, dois homens responsáveis pela destruição em larga escala de corpos e almas da nação russa.”

Fonte: http://www.epipoca.uol.com.br

Filmes:

A Lista de Schindler
“Filme de 1993 do Renomado diretor Steven Spielberg, conta a história de um empresário alemão que usou seu dinheiro e conexões para libertar judeus de campos de concentração, em plena 2ª Guerra Mundial. Com Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley. Vencedor de 7 Oscars.”
Fonte: http://www.adorocinema.com





Laranja Mecânica
“Filme de 1971, no futuro, o líder de uma gangue de delinqüentes é preso e usado como cobaia num experimento para frear os impulsos destrutivos. Dirigido por Stanley Kubrick (Spartacus) e com Malcolm McDowell no elenco. Recebeu 4 indicações ao Oscar.”
Fonte: http://www.adorocinema.com




Operação Valquíria
“Filme de 2008, Após retornar à Alemanha, um coronel se envolve em um complô que tem por objetivo assassinar Adolph Hitler. Dirigido por Bryan Singer (X-Men) e com Tom Cruise, Kenneth Branagh, Tom Wilkinson, Bill Nighy e Terence Stamp no elenco."
Fonte: http://www.adorocinema.com



O menino do pijama listrado
“Filme de 2008, conta história do filho de um oficial nazista passa a morar perto de um campo de concentração nazista. Sem ter o que fazer, ele explora o local e conhece um garoto de sua idade, que vive do outro lado da cerca. Com David Thewlis e Vera Farmiga.”
Fonte: http://www.adorocinema.com


Matéria Revista Super Interessante:

http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_124147.shtml


Por: Teresa Neele

Nenhum comentário:

Postar um comentário