O BLOG DA OPINIÃO BEM TEMPERADA

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mulheres do Planeta













À partir de 11/06 até 11/07 a Oca, no Parque do Ibirapuera, recebe o artista marroquino, Titouan Lamazou - que apresenta sua exposição, Mulheres do Planeta. A exposção conta com cerca de 2 mil pinturas, filmes, aquarelas, fotos e textos, além de espaços para o público descansar e assistir a shows.

Atleta e campeão de vela, Lamazou ficou impressionado quando, em uma viagem ao Chifre da África, em 2002, deparou-se com o primitivo ritual de mutilação da sexualidade feminina. Desde então, começou a jornada para retratar a mulher contemporânea, o que incluiu viagens por inúmeros países, pesquisando histórias e traçando retratos.

O Brasil esteve na mira de sua câmera e pincéis: visitou o País pela primeira vez nos anos de 1970, motivado pela obra de Guimarães Rosa, especialmente Grande Sertão: Veredas. Tamanho o seu carinho por esse livro, que quando perdeu sua tradução, durante um campeonato de vela, foi à Aliança Francesa do Rio de Janeiro e xerocou cada página da publicação. Nessa mesma competição, cruzou a linha do Equador e fez uma oferenda especial. "É tradição dos marinheiros dar um presente a Netuno nesse ponto. Então joguei todas as páginas de Grande Sertão, um presente digno."

Seu trabalho em defesa dos direitos femininos tem o apoio da Unesco, que concedeu a Lamazou o título de Artista pela Paz, em 2003. Criou há um ano a ONG internacional Lysistrata (em homenagem à personagem de Aristófanes, que comanda uma greve de sexo como estratégia para terminar a Guerra do Peloponeso). O objetivo é oferecer capacitação para mulheres do Congo, França e também do Brasil.
Por: Johny Barile

Nenhum comentário:

Postar um comentário