O BLOG DA OPINIÃO BEM TEMPERADA

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DESAFIO DAS DROGAS


A política transformou-se num espetáculo. A discussão das idéias e dos planos de governo sucumbiu às regras ditadas pela produção de um show. Temas relevantes para o futuro da sociedade primam pela ausência. Não se discute, por exemplo, um projeto sério para a segurança pública, não obstante, a surpreendente desenvoltura das facções criminosas. Assistimos, todos, ao jogo do marketing político. Enquanto isso, a violência avança com o seu principal estopim: o mercado das drogas.

No mercado da cocaína, o Brasil exerce triste liderança. O País é hoje o maior espaço consumidor da droga na América do Sul e provavelmente o segundo maior nas Américas. Ademais, somos, hoje, um importante corredor de distribuição mundial. As conseqüências dessa assustadora escalada podem ser comprovadas nos boletins de ocorrência de qualquer delegacia de polícia. De fato, o tráfico e o consumo de drogas estão na raiz dos roubos, das rebeliões e da imensa maioria dos homicídios.

Observa-se, curiosamente, um crescente movimento a favor da descriminalização das drogas, sobretudo da maconha. Bandeira freqüentemente agitada em alguns setores da mídia e em redutos de profissionais da saúde, a descriminalização não resolverá nada. Ao contrário. Como afirmou o respeitado psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), “os artigos recentes mostram de uma forma inquestionável que o consumo de maconha aumenta em muito o risco dos jovens desenvolverem doenças mentais. Do meu ponto de vista, essa geração que consome maiores quantidades de maconha do que a geração anterior pagará um alto preço em termo de aumento de quadros psiquiátricos”, diz o especialista.

A verdade precisa ser dita. Não se pode sucumbir à síndrome da avestruz quando o que está em jogo é a vida das pessoas. O mercado das drogas está dizimando a juventude. Seu poder corruptor anula, estratégias repressivas. A prevenção e a recuperação são as únicas armas eficazes a médio e longo prazo, reclamam um apoio mais efetivo do governo e da iniciativa privada às instituições sérias e aos grupos de auto-ajuda que lutam pela reabilitação de dependentes.

Vejamos, algumas comunidades terapêuticas, sem uso de medicamentos e investindo num conjunto de providências que vão às causas profundas da dependência, essas comunidades têm obtido bons índices de recuperação. Por conseguinte, algumas com gravíssimas dificuldades financeiras e sem qualquer apoio dos governos, embora não faltem falsas promessas de ajuda de políticos oportunistas, a entidade tem sido responsável pela recuperação de inúmeros dependentes químicos. Merece um registro. Os governos não se dão conta de que o trabalho dessas instituições repercute diretamente na qualidade da segurança pública. Elas rompem o círculo vicioso das drogas e criam o círculo virtuoso da recuperação.

Debates no Congresso Nacional sugerem que as comunidades terapêuticas, bem como as demais instituições idôneas que trabalham na recuperação de adictos, possam, num futuro próximo, receber recursos provenientes do Fundo Nacional Antidrogas e do Sistema Único de Saúde (SUS). Seria uma providência inteligente.

O governo do presidente Lula, no entanto, um aplauso pela qualidade e seriedade da sua estratégia antidrogas. Mas o corolário dessa política deve ser um decidido apoio às entidades idôneas que batalham pela recuperação dos dependentes. Afinal, um adicto recuperado é o melhor aliado na luta contra as drogas.


Por: Enrico Cardi, Estudante de Direito da Universidade Braz Cubas

19 comentários:

  1. Aeee Rico! tá muito legal o blog do pessoal!! Serião!
    fica na paz..
    faloO!

    ResponderExcluir
  2. !Hola Cabron!

    Em tempos em que a mídia difunde os prazeres proporcionados pelo uso de drogas e a desiguadade social assola a sociedade como um todo (pois quem tem condições iguais são os que perfazem a exceção), não é difícil notarmos o crescimento descriminado de tal prática.

    Isso aé. Parabéns meu nobre amigo pela expert opiniãomanjericão!

    ResponderExcluir
  3. Serei puro, sagaz e até poético: Para existir a bondade a maldade tem que ter o mesmo peso!

    Sou completamente a favor da liberação de qualquer tipo de droga. Sim quem usar essas drogas terão que usar em seu lugar privativo.

    Será bagunça ? Não será não...

    E se for o que neste pais não é bagunçado ?

    ResponderExcluir
  4. Luan, respeito a sua opinião, mas vejamos: você já parou pra imaginar na possibilidade de livre comércio de drogas? Sem justiça pra acusar?
    Me desculpe, do que adianta não haver mais buscas por traficantes - os furtos aumentariam, as mortes aumentariam, a violência certamente aumentaria? Poxa, Nosso país está quase sem solução, e com certeza liberar o uso de drogas não seria o mais viável.


    O que faremos pra que nossos filhos não sejam seduzidos por essa porcaria? O que faremos pra poder nos sentir seguros diante de tantos "loucos" em busca de dinheiro, pra sustentar o seu vicio? Meu Deus!!! Se já estamos vivendo numa guerra entre polícia e traficante, passariamos a viver numa guerra entre traficantes e usuários (ou usuários e nós - trabalhadores honestos?).

    Não há dinheiro que livre seu filho do perigo das drogas, se hoje a leis não conseguem, a polícia não consegue, o governo não consegue, então me diga, será que há alguma solução para este problema?

    Mas uma coisa é certa, o mal pior não está no traficante que passa a droga ou no usuário que compra, o mal pior esta no GOVERNO que não cria oportunidades!

    ResponderExcluir
  5. Deixo meus agradecimentos a Guido Bonini e Eduardo Feitosa, pelos elogios expostos nos respectivos comentários. Até mesmo, a crítica construtiva de Luan Julio (meu companheiro de blog). Pois é dessa maneira, que crescemos e adquirimos maior "credibilidade".

    Muito grato!

    ResponderExcluir
  6. Haha ... Dinamarca^^ Isto é o que lá é proibido ? é proibido proibir ..

    A unica diferença é a educação que o Brasileiro tem isso influencia em tudo Absolutamente ...

    Sabe-se que uma pessoa sob efeito de drogas comete crimes...
    Mas tendo como controlar (onde e como se drogar) vejo que seria uma boa... A laranja podre não mais matara as outras.. Matar-se... suicidar-se só faz isso quem realmente quer morrer...

    Sejamos mais animais com estes animais deixe-os apenas morrer ^^

    Vejo que traficantes serão empresários logo terão que pagar impostos ^^ Souza Cruz ta virando celulose ^^

    ResponderExcluir
  7. Guerra ao tráfico: Não só nas bocas de fumo, também nas festinhas regadas a drogas. A Maconha é a droga que abre as portas ao mundo das drogas ilícitas.

    Não é questão de "controlar - onde e como se drogar", qualquer polícia sabe onde vende drogas, quem está no comando da boca, e principalmente os consumidores.

    Existe algum "Maconhômetro" para detectar a quantidade de maconha se pode fumar antes de dirigir?

    A HOLANDA (não a Dinamarca hein?) vive um problema sério após a liberação do consumo dessas drogas. Não é puritanismo não, mas não se deve relativizar tudo. Drogas destroem não só o drogado, mas toda a família vai junto!!

    Imaginem o possível aumento de jovens comprando drogas na esquina de casa. Já basta as drogas lícitas (Que beleza!rsrs)

    A criminalização das drogas é um fato inibidor do consumo, pois para entrar no mundo das drogas é simplesmente uma questão de oportunidade para a população mais jovem.

    Só parem para refletir um pouco, será que já não há drogas demais liberadas??? Vejam os tipos de políticos de temos!? Nem por isso deixa-se de cometer crimes.........Espero que eu esteja enganado. Mas, ao que parece, nossa sociedade está cheia de hipocrisias e falsos moralismo.Avalia-se o problema na base da opinião. Muitas vezes, tomados pelo ódio, provenientes de uma visão limitada de tal problema.

    Educação? ("pas mem"rsrs)

    "O ridículo de hoje pode ser o ridículo de amanhã........"

    ResponderExcluir
  8. NAnanana não... veja a familia de Pelé... Edinho haha sem comentarios ..

    Holanda Dinamarca estão no msmo dilema..

    hj eu ouvi no radio que garotos ( na escola ) so sul do pais .. estão deixando o giz como pó para brincar de traficantes...

    e o povo preocupado com o ( Rafael Ilha) drogados eu hein .. querem morrer haha não sujando mto o chão que mal tem ?

    isso não é querer soltar raiva e etc.. é a penas democracia explicita o cara faz da vida o que bem quer (desde que não atrapalhe a do outro)

    Educação ^^ é a base de tudo ^^

    ResponderExcluir
  9. Democracia "explicita"? isso é redundante demais..

    E sim, concordo com vc, a EDUCAÇÃO é a base de tudo. Mais não justifica a sua "TEORIA DA LARANJA PODRE!? (ou seria, uma visão marxista?)

    ResponderExcluir
  10. Ah propósito, Rafael Ilha? uhAHUhuHAU...O polegar?

    "Pelo o amor..." rsrs

    ResponderExcluir
  11. "Pelo amor de deus vamos tocar um pouco de jini frimis". começo com esta frase e vou explicar por que !!! "Viva a sociedade alternativa" "O homem é livre para fazer o que quer, onde quizer e com quem quizer" Raul disse isso em uma epoca em que ja se pensava em legalizar as drogas mas vou te dizer. Quem dera tudo fosse lindo e maravilhoso como raul proclamava. Quem dera. Mas a realidade é outra bem mais azul, mais verde, mais vermelha ( a cor não importa). Noos governates nada fazem e nada farão porque muitos deles tem envolvimento com o narcotráfico. Nossa policia não fará nada porque recebe dinheiro do narcotráfico. Se alguma coisa tem que mudar, essa coisa é um sistema muito maior do todos nós imaginamos. pode até parecer teoria de conspiração mas no fundo todos sabemos que é verdade e temos medo de admitir.
    Tenho dito abraços grandes amigos o blog ta otimo.

    ResponderExcluir
  12. é o ilha ...

    Vamos para um pouco de se preucupar com esse tipo...

    Existem crianças que moem giz p brincar de traficante ... isso sim tem que ser tratado como prioridade ^^ o resto

    Deixa morrer ^^

    ResponderExcluir
  13. As drogas a cada dia que passa vem se tornando mais e mais comum no meio dos jovens do mundo e especificada mente, do nosso país. Mas as pessoas não fazem nada para mudar essa situação. Pais colocam filhos no mundo apenas pra trabalhar pra eles, eles crescem sem nenhuma cultura, no meio da imundice e nas escolas, um lugar onde devia haver incentivo para jovens crescerem na vida, existe professores nada preocupados já que o salário no fim do mês apensar de ser uma miséria... está garantido. Professores que mostram para alunos que eles não valem nada e que nunca seram alguém na vida. O mundo está composto por pessoas que tentam nos derrubar a todo instante, e não há apoio, nem pessoas ajudando a previnir essa falha da propria sociedade. Não consigo imaginar nosso Brasil indo pra frente sendo que uma minoria se importa em concientizar as pessoas daquilo que faz bem e daquilo que faz mal para suas vidas.

    Adorei o post, parabéns pelo blog *_*

    ResponderExcluir
  14. É uma grande discussão, mas parem pra pensar, e se o governo resolve legalizar as drogas: grande parcela da população pode entender que as drogas não fazem mal algum e começar a fazer uso das mesmas, estou certo? E, o que isso acarretaria? Já pararam pra pensar qual seria a reação dos traficantes, com a perda do seu objeto de comércio? Ou seja, se deixarem de ganhar dinheiro com o tráfico, muito possivelmente passariam a seqüestrar mais, roubar mais e matar mais, e, assim aumentando ainda mais a violência do pais.

    E, quanto a questão sócio-econômica? Ditando as regras do mercado, decorrente da oferta e da demanda de ambições, prazeres e desejos instantâneos, bem como a preocupação com o sustento familiar, posto que quem trafica também tem família, e esta muitas vezes não tem culpa das escolhas de seus comandantes.

    Enfim, inúmeras desvantagens. E outra, a legalização até poderia ter vantagens, como por exemplo, a oportunidade de usufruir de políticas públicas de atendimentos aos drogados de uma forma mais ampla, assim as autoridades teriam o controle de acordo com a demanda, podendo o governo fazer maior investimento com tratamentos para dependentes. Porém (sempre tem o "porém"), pensar essa dinâmica, em um país onde o Sistema Único de Saúde é precário, beira a utopia imaginarmos que os recursos (impostos) inerentes da legalização das drogas pudessem ser direcionados para a saúde, e mais ainda para tratar dependentes químicos que a nossa sociedade cria e ao mesmo tempo descrimina.

    É bom vc rever sua "visão marxista" Luan, afinal, "Deixar morrer"...Como se não bastasse - tantas pessoas morrendo por fragilidade de nosso país!!!

    Como diz meu amigo "Jaines", o "buraco é bem mais embaixo"......uhAUHahuA...

    ResponderExcluir
  15. Está é uma questão que sempre vai ter poréns em td , quém é contra é contra e quém é afavor sempre vai achar que está certo , por que é descriminado e coisa e tal , mais essa coisa de dizer que vai ter lugares certos para se drogar isso não existe ,exemplo: alguém vai querer dar a cara a tapa ? e dizer eu uso drogas !!! Não ai nãoooo
    Sabe por que ? porque se vc se droga vc não pode trabalhar em varias coisas , não pode dirigir ou conduzir qualquer veiculo automotor , se acha Luan Julio que se as Drogas forem liberadas e td for controladoe tiver locais certos pra se drogar , os "Drogados" vam sair e ir até lá pra se drogar ? e se tiver listase registros de quém se doga vc acha que uma grande empreza k hoje já pede antedentes criminais ,não vai querer saber se se droga ou não ? Quém vc acha que eles vam contratar o que se droga ou o politano como chamam por aí ?
    Acho que o politano , se hoje que um cara que mesmo o sistema dizendo que ele stá reabilitado dos crimes que ele cometeu, não consegue emprego deente pra manter a sua familia e volta a roubar e a ser preso ...Acredita mesmo que uma pessoa que diz eu uso drogas vai conseguir tudo facil?
    É LEGAL EU FALO EU USO O OUTRO VIRA AH EU TBM VAMO FUMA UM OU CHEIRAR, AÍ DEPOIS VAMO DÁ UM ROLÉ " E DE QUEBRA NOIS ATROPELAMOS UNS POR AÍ !!!( eu não uso nenhum tipo de drogas, bebidas ou coisas assim , só pra deixar claro)
    Meu o efeito da droga é diferente de pessoa pra pessoa , uns fica eletrico outros lerdos e outros apagam,e é como disseram com a liberação das Drogas aumentaria os roubos , os sequestros e mortes ...sem falar nas familias destroidas por td isso , se hoje já é dificil manter os nossos filhos longes do cigarro e das bebidas , e olha que já vi muitos casos de amigos viciados em bebidas que destruiram a familia pra poder beber ... eu viso muitoo ex: da direção a lei diz se beber não dirijá !!! mais os bebuns acham que são melhores motoristas bebados e vam lá dirigir e fazer a M.... td ,muitas vezes eles não são as vitimas , são os outros condutores, as pessoas nas vias publícas, os proprios passageiros deles , é raro o caso que o bebum morre !!! Quér ver um outro exemplo o Juíz que já tinha trocentos pontos na CNH ( por lei mesmo não poderia mais dirigir) mais tava dirigindo super bebado bateu em outros carros e acabou com o carro e matou dois jovens , vê se ele teve se quer um aranhão ... nada saiu vivinho e tá aí ...sabe lá que pealidade ele teve , pois como era importante ném falaram mais nada ...
    Esse é nosso país , e nossos governantes e o pior é que somos nois que os colocamos lá no governo, não é interesse deles bater de frente com nada disso...
    Eduação veem de berço sim ,mais escolas com boa formação e educação de professores capacitados e satisfetos ajudaria muito a formar um bom cidadão !!!
    Adoreiii o Blog e as materias Enrico Cardi ... beijosss

    ResponderExcluir
  16. Há muito não passava por aqui, e vejo que estou perdendo muitissímo!

    Essa semana vi uma reportagem onde uma familia de classe social um pouco mais elevada, teve sua filha morta pelo namorado que a estrangulou, pois ela pedia que ele não usasse mais drogas, a historia estourou na midia, um alarde total, e por que? Porque as vitimas eram pertencentes à classe A - B...
    E dai que eles são classe média alta? E se fossem favelados ou moradores de rua?
    Se fossem pobres sem instrução, não seria noticia pois ja é um assunto corriqueiro e banal!
    Parece redundante dizer, mas a nossa sociedade é hipocrita sim!

    Sinceramente, acredito que o mundo está perdido em drogas, crimes e falta de moral! Como mudar isso?
    Somente com uma sociedade, instruida, consciente e cheia de estudo!

    Que cada um eduque seus filhos, assim viverão por si próprios num mundo melhor!

    ResponderExcluir
  17. Bom. Rico e afins... Minha posição referente a droga continua a mesma.. Pois O ser humano não conhece mais os seus reais valores ou os nunca conheceu..

    Recebi a ilustre presença dum seguidor católico (batina cruz e tudo) este veio me pedir ajuda para poder ajudar (vejam bem ajudar...) Com doação de humildes 20 reais eu estaria promovendo meu nome junto a cristo e ajudando o próximo..
    Eis que disse ao rapaz (com aparência totalmente embriagada). O senhor é mesmo da igreja. Ele com ignorância respondeu: Sim sou vai ajudar ou não?

    Lógico que não ajudei ninguém...

    Então passou um tempo e o mesmo cara voltou a minha casa (dizendo ser voluntário numa clinica de reabilitação de dependentes... ele me viu e foi embora...

    Agora pergunto.. quem é que esta precisando de ajuda? Este canalha ou os lá de dentro... Ou o cachaceiro que passa td dia na rua de casa? Eu ajudo só o cachaceiro..

    Ah e eu sei bem como é ter a droga dentro de casa.. e Caro Rico.. Pra essa grande parcela da sociedade acreditar que a DROGA pode ser algo bom... é eu fico mais que por satisfeito estamos no BRASIL minha gente (depois os portugueses que são taxados de burro)...

    Refletimos sobre essas palavras de Elisa Lucinda
    Dirão:
    “ - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.”
    E eu vou dizer:
    ”- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”
    Dirão:
    " - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”.
    E eu direi:
    ” - Não admito! Minha esperança é imortal!”
    E eu repito, ouviram?
    IMORTAL!!!
    Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.

    Como mudaremos o final?

    Bom este é um blog de opinião deixei e reiterei a minha...

    Temos que dar um fim em quem Prejudica, em mata, em quem violenta a vida.
    A vida é bem mais democrática que nosso pais. Portanto se querem dar um fim nela..quem somos nós para impedirmos isso..
    Não isso não refere-se aos que necessitam do N.A e sim quem que se matar usando as drogas.

    texto: "Só de sacanagem"

    ResponderExcluir
  18. u penso assim, usa drogas quem quer, danem-se eles eu felismente nuca tive nem curiosidade de saber como é. E te um frase muito legal que eu nun lembro o autor e nem a frase direito mas vou tentar escrever mais ou menos rs.
    "cada um sabe como é a dor de ser quem é" bo é algo assim.

    ResponderExcluir
  19. Sou contra a liberação da maconha.
    1° o Brasil não tem suporte para isso.
    Onde você compraria maconha?
    2°Os brasileiros, maior parte deles, não teriam senso para o uso.
    Tudo bem que ele pode ser fonte terapeutica, mas concerteza não é a unica solução. E na verdade em nosso país o enteresse da grande maioria não é a liberação da droga para tratamentos médicos e sim para seu uso como forma de se intoxicarem...por isso sou totalmente contra..Se o país já se encontra nessa situação...de dorgas e violencia com a maconha e os demais toxicos sendo proibidos, imagine em que pé vai parar se a maconha for legalizada..

    ResponderExcluir