O BLOG DA OPINIÃO BEM TEMPERADA

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Clonagem Humana


Para tal assunto, segue a pergunta: seria ético clonar um ser humano? Podemos dizer que este assunto é bastante discutível do ponto de vista religioso, moral e científico. A clonagem humana abrange aspectos sociais e familiares, partindo do principio de que muitos homens e mulheres desejam ter filhos biológicos sem necessariamente estar casados. Homossexuais, por exemplo, teriam a oportunidade de ter filhos que compartilhem de suas características genéticas. Mas este argumento, pode também ser considerado um aspecto negativo da clonagem. Pessoas que acreditam nos fortes valores familiares, que uma criança deve crescer com um pai e uma mãe, considerariam isto uma razão para banir a clonagem humana.

Analisando a abrangência da perspectiva da clonagem humana, podemos ver que pode causar graves efeitos em nossos relacionamentos familiares. Por exemplo, um pai pode ter um filho idêntico a ele, e estar feliz com o fato, mas como isso afetará a relação entre filho e mãe? Ele crescerá e ficará igual a seu pai, o homem pelo qual ela se apaixonou e com quem se casou. O mesmo também vale para uma filha que nasceria fisicamente idêntica à sua mãe. Como isso afetaria o seu relacionamento com o seu pai? Ao analisar os prós e contras da clonagem humana, temos que pensar como isto afetaria outros indivíduos em nossa sociedade.

Em verdade, é um pouco irônico que muitos países do mundo tentam banir a clonagem humana e permitam o aborto. Por que a lei destes países permite que um feto seja destruído, mas não autoriza o sacrifício de embriões para a criação de vidas novas? Este é, portanto, um argumento simplório, pois não leva em consideração as ramificações da clonagem humana em si e, apenas argumenta com as lógicas da lei.

Existem muitos outros aspectos (científicos, morais e religiosos) a serem analisados. O núcleo da questão é se seres humanos que estão preparados para lidar com esta nova tecnologia que pode ser uma grande fonte de benefícios ou malefícios para a humanidade. Todos nós devemos analisar as possíveis conseqüências da clonagem humana, pois ela é sem dúvida, uma das mais controversas e revolucionárias novidades da nossa história.


Por: Enrico Cardi

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe que eu ouvi uma reportagem que diz que Michael Jackson conservou seus espermas num banco, de espermas...looogico, para uma futura clonagem.
    Por mais que fisicamente ele fique identico, a mente humana e suas caracteristicas não podem ser clonadas.O intimo e pessoal é intransferivel...De que adiantaria um Michael Jackson, sem o don de cantar de dançar...???? Clonaria o Michael pessoa...mas o Astro Mundial do POP...Morreu e isso não tem volta.
    Agora, a clonagem para salvar vidas...para reproduzir celulas tronco...isso sim...Magnifico!

    E chega de apagar comentários...huahuahua

    ResponderExcluir
  4. O João cadê você????????????????????

    ResponderExcluir
  5. calma gente eu ainda não morri rs muito bem johny vou avaliar seu primeiro post aqui no opiniao e ja cmeça com um tema bem picante em para debutar seja bem vindo enriques

    ResponderExcluir
  6. Realmente tema muito complicado, mas a minha opinião talvez seja bem contundente. Eu sou a favor tanto do aborto não importando os motivos e também sou a favor da clonagem humana que procurar este caminho deve saber das consequencias que terá de arcar não importam os motivos. Não praticaria nenhum dos atos mas acho que as pessoas tem o direito de decidir o que querem para sí. É uma decisão difícil e deve ser analisado os vários pontos de vista, são várias a dúvidas mas só uma certeza as consequencias serão nossas.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post

    Levando em questão a religiosidade, o ser humano é induzido á acreditar numa ordem maior de sua existência. Isso acarreta um certo conformismo nas atitudes humanas. Se pensarmos que clonar um ser vivo que não humano é normal, porque seria uma falta de ética clonar um ser humano?
    Trazendo outro principio religioso, como seria se homens encontrarem sinais de vida em outros planetas. Qual será a reação do homem? Da religião... Acabara?

    São indagações como essa que só leva a uma conclusão

    “vamos viver para saber como vai ser” ^^

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente "jaines", existe um certo cerceamento ao avanço científico, movido por discursos emocionais. Como prevê a Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos da Unesco (1997), em seu Art. 11 - Não serão permitidas práticas contrárias à dignidade humana, tais como a clonagem reprodutiva de seres humanos. Os Estados e as organizações internacionais competentes...No entanto, deve ser considerado um “interdito bioético” a simples defesa da clonagem humana reprodutiva para buscar a produção em série de indivíduos identicamente iguais e isso independentemente de qualquer argumento político, mesmo social, pois, o ser humano deve ser respeitado na sua singularidade e não deve ser instrumentalizado por um ideologia nazista (se é que vcs me entendem)

    ResponderExcluir
  9. não acredito que seja uma ideologia nazista joanes, simplesmente evolução, temos que aceitar, o ser humano tem esse "defeito" não consegui ficar estagnado tem qeu evoluir não importa se para o bem ou para o mal apenas tem que evoluir, descobrir, quebrar records, alcançar objetivos. Acredito no ser humano embora seja ele um tanto quanto inconcequente e destrutivo.

    ResponderExcluir
  10. é impressão minha ou o blog esta subindo de nivel rs ?????????????????

    ResponderExcluir
  11. Nun é impressão não, tá subindo mesmo! rsrs

    ResponderExcluir
  12. ahammmmm ...ta mesmo...
    Por isso eu parei de escrever...
    ta demais pra mim...huahuahuaha
    soh pra quebrar essa onda meu próximo post vai ser sobre compras em NY e o ultimo lançamento da moda primavera verão da Planet Girls...

    Huhuahuahuah to zuando...

    ResponderExcluir
  13. o meu sera sobre o video do jão hsaushua parece um loko hsuashua

    ResponderExcluir
  14. Nun se acanhe não, jaines! huAHUahUauhaUH...

    ResponderExcluir
  15. huahauhuahuah vou postar a matéria da natashi hauhauhauhauha do parkour hauhauha

    ResponderExcluir
  16. joaoooooooo é impressão minha ou vc ta out of MSN forever...????
    KD VCCCCCCCCC?

    ResponderExcluir
  17. Ahammmmmmmmm sei...
    Posta meu artigoooooooooo!

    TKS

    ResponderExcluir