O BLOG DA OPINIÃO BEM TEMPERADA

domingo, 9 de agosto de 2009

Álcool e direção, uma combinação que não dá certo em lugar algum!


Muito pelo contrário do binário (política e corrupção), que no Brasil infelizmente sempre dá certo para seus adeptos, o binário álcool e volante nunca deu ou dará certo em lugar algum do mundo. Portanto, entregar ou deixar um motorista alcoolizado, dirigir um veículo automotor, digamos que é a mesma coisa que entregar uma metralhadora na mão de um cego e mandá-lo atirar em alguém. Assim sendo, o motorista que for pego dirigindo com quantidade elevada ou não de álcool no organismo deve sofrer as seguintes punições: multa de um determinado valor, ter sua carteira cassada, ser preso em flagrante e responder processo penal pelo ato ilícito praticado.

Talvez essas medidas, se aplicadas com rigor, venham a contribuir para que as tragédias das quais temos conhecimento através de meios de informação (jornais, telejornais, revista, etc). Nós, motoristas, temos que nos conscientizar que, quando pegamos um veículo e saímos pelo trânsito, tornamo-nos responsáveis tanto pela nossa vidas e a de nossos acompanhantes como pela vida de terceiros que também trafegam pelas nossas vias urbanas e rodovias.

Portanto, quem dirige tem que estar sempre com atenção total concentrada no trânsito, fato este não possível para quem ingeriu álcool, pois cientificamente está comprovado que tal droga retarda as reações do cérebro humano, tornando seus reflexos descoordenados. E, o pior é que, na maioria das pessoas, o álcool cria uma sensação de coragem para que ela faça coisas que normalmente não faria em sã consciência.

Vejo e tenho ouvido muita gente argumentando que propagandas de bebidas alcoólicas têm influenciado no número de acidentes cometidos por motoristas embriagados. Isto é pura barbárie, pois o motorista irresponsável, independente de ver ou não propaganda, vai continuar a beber e a dirigir, principalmente os jovens, dentro das cidades, e os caminhoneiros em rodovias.

A melhor solução para conter essas tragédias seria fazer uma campanha intensiva de conscientização de nossos motoristas, aliando-se para isso órgãos administrativos (como o DENATRAN, os DETRANS), também incluso, as auto-escolas, e autoridades responsáveis, sendo que em paralelo a esta campanha, medidas punitivas drásticas sejam aplicadas aos infratores. Motoristas, em geral, têm que aprender que dirigir bem é um conjunto formado principalmente por habilidade no volante e educação para com os demais motoristas, pois além das tragédias advindas dos acidentes, vemos as mesmas causadas pela falta de civilidade de motoristas que usam buzinas a torto e a direito, e fazem gestos obscenos. Estes fatos muitas vezes acarretam em brigas e não raras vezes provocam vítimas fatais

Peço aos meus amigos motoristas, cidadãos brasileiros, que quando pegarem seus veículos e saírem a passeio ou a trabalho, tenham sempre na consciência que estão de posse de uma arma altamente perigosa, e que o resultado de sua utilização vai depender de como ela é usada, isto é, se para o bem ou para o mal.



Momento de reflexão: Para maior conscientização sobre tal prática cruel e desrespeitosa, exporei aqui um texto, onde mostra uma jovem agonizando após um acidente de trânsito. Palavras estas, escritas por um repórter, que presenciou o acidente, ou seja, enquanto a jovem falava, ele ia anotando:



Mãe!

Fui a uma festa, e me lembrei do que você me disse.
Você me pediu que eu não tomasse álcool, mãe...
Então, ao invés disso, tomei uma 'Sprite'.

Senti orgulho de mim mesma, e do modo como você disse que eu me sentiria e que não deveria beber e dirigir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram, fiz uma escolha saudável, e teu conselho foi correto.

E quando a festa finalmente acabou, e o pessoal começou a dirigir sem condições...
Fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz ..

Eu nunca poderia imaginar o que estava me aguardando, mãe...
Algo que eu não poderia esperar ....

Agora estou jogada na rua, e ouvi o policial dizer:
O rapaz que causou este acidente estava bêbado'...

Mãe; sua voz parecia tão distante...
Meu sangue está escorrido por todos os lados e eu estou tentando com todas as minhas forças, não chorar...

Posso ouvir os para-médicos dizerem:
- 'A garota vai morrer' .

Tenho certeza de que o garoto não tinha a menor idéia, enquanto ele estava a toda velocidade, afinal, ele decidiu beber e dirigir, e agora tenho que morrer..
Então por que as pessoas fazem isso, mãe?

Sabendo que isto vai arruinar vidas ?
E agora a dor está me cortando como uma centena de facas afiadas...
Diga a minha irmã para não ficar assustada, mãe!
Diga ao Papai que ele seja forte. E quando eu for para o céu, escreva 'Garotinha do Papai' na minha sepultura.

Alguém deveria ter dito aquele garoto que é errado beber e dirigir.
Talvez, se seus pais tivessem dito, eu ainda estaria com

Possibilidades de continuar viva.
Minha respiração está ficando mais fraca, mãe, e estou realmente ficando com medo...

Estes são meus momentos finais e me sinto tão despreparada ..!
Eu gostaria que você pudesse me abraçar, mãe... Enquanto estou

Estirada aqui, morrendo, eu gostaria de poder dizer que te amo, mãe.!
Então.... Te amo e adeus...!'




Por: Enrico Cardi

5 comentários:

  1. Mto bom o artigo.
    Quem derá que todos tivessem essa consciencia.

    ResponderExcluir
  2. Pena que a minoria tem a consciência que volante e álcool não combinam, a educação começa dentro de casa, a mãe falando mostrando desde sempre ...

    ResponderExcluir
  3. O problema do Brasil é que a consciência só vem com multas e prisões... Só quando houver maior fiscalização teremos mais respeito.

    ResponderExcluir
  4. sonho com um lugar onde não haja necessidades de leis para controlar a massa onde as pessaos tenho o mínimo de conciencia

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse artigo..as pessaos ficam ciente da tamanha gravidade que umsimples divertimento com bebidas sem moderação, pode levar qualquer jovem!!!

    ResponderExcluir